Gerdau Mineração - Seleção de projetos - Investimento Social 2021 - Miguel Burnier


EMPODERAR PESSOAS QUE CONSTROEM O FUTURO.

Fornecemos apoio técnico, financeiro e de voluntariado para que AS PESSOAS sejam capazes de transformar a si mesmas e ao seu entorno.

Diante disto, para a comunidade de Miguel Burnier - distrito de Ouro Preto, MG -, convidamos as instituições de natureza privada sem fins lucrativos a apresentarem projetos que gerem mudanças positivas na comunidade , nas áreas de:

EMPREENDEDORISMO E HABITAÇÃO: Desenvolvimento de iniciativas voltadas à potencialização do empreendedorismo para a busca de soluções para os desafios da habitação

EMPREENDEDORISMO E RECICLAGEM: Participação em projetos voltados ao empreendedorismo para o estímulo à reciclagem de materiais

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Apoio a projetos voltados ao estímulo e a capacitação de atuais e futuros empreendedores

Bem como: Apoio à gestão de organizações de Terceiro Setor, Cultura (circo, dança, música, patrimônio histórico, cultura afro-brasileira) e Esporte.

Para o ciclo de 2021, a seleção terá quatro etapas, de acordo com o processo construído junto com a comunidade em 03/10/2018, uma forma mais participativa e corresponsável de selecionar os projetos sociais a serem desenvolvidos em Miguel Burnier.

Considerando o cenário atual da pandemia, reestruturamos o processo de votação, considerando os protocolos exigidos pelos órgãos competentes.

SOBRE O PROCESSO DO EDITAL 2021

Lançamento do edital: 05/10/2020 às 18h

Encerramento do edital: 06/11/2020 às 18h

O processo seletivo terá quatro fases:

1ª. fase – Habilitação: Uma consultoria contratada analisa se o projeto está alinhado ao foco e as diretrizes de Responsabilidade Social da Empresa e se o proponente apresentou a documentação obrigatória;

2ª. fase – Avaliação Técnica: Uma consultoria contratada analisa a adequação dos projetos aos critérios técnicos estabelecidos no edital, de acordo com a política de Responsabilidade Social da Gerdau. Nesta fase são avaliados cerca de 30 itens, entre informações sobre a instituição, o projeto, o público beneficiado, os indicadores, o cronograma e o orçamento.

Período: 09/11 a 13/11/2020.

3ª. fase – Avaliação pela Comunidade: Os proponentes dos projetos selecionados na 2ª fase farão um vídeo para apresentar a proposta para a comunidade de Miguel Burnier. Será ministrada uma oficina preparatória dos responsáveis pelos projetos, orientando quanto a forma adequada de elaboração do vídeo. Os vídeos serão disponibilizados na vitrine de votação do portal do Prosas, onde a comunidade vai ter a oportunidade de conhecer as propostas antecipadamente. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o vídeo antecipadamente, no dia da votação terão a oportunidade de assistir. Serão três dias de votação, que irão acontecer, na Escola Municipal Monsenhor Rafael no horário de 08h às 13h, sempre com os devidos cuidados preventivos para evitarmos a propagação da Covid 19.

A comunidade votará nos projetos de sua preferência (votação individual e sigilosa). Os projetos que receberem 50% dos votos válidos mais 1 serão selecionados. Atenção: quem apresentar projeto, não poderá votar.

Datas previstas para as oficinas preparatória e elaboração do vídeo: 18/11 a 24/11/2020.

Data prevista para conhecer os vídeos dos projetos na Vitrine do Prosas: 25/11 a 27/11. (Nesse período quem tiver dúvidas em relação a proposta do projeto, poderá registrar no 0800 031 2118).

Datas previstas para a votação: 07, 08 e 09/12/2020. Na Escola Municipal Monsenhor Rafael, no horário de 08h às 13h.

4ª. fase – Resultado Final: Os projetos aprovados pela comunidade, na 3ª fase, serão executados em 2021. Ao final do período proposto pelo projeto, o proponente deverá prestar contas.

O resultado será divulgado no último dia de votação na presença de representantes da comunidade e dos projetos.

Data prevista do resultado: 09/12/2020.

Execução e prestação de contas: 2021

ATENÇÃO:

• Cada instituição poderá apresentar apenas um projeto. Com exceção da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP), que estará disponível para apoiar qualquer proponente ou morador que tenha uma ideia e deseja transformá-la em um projeto a ser apresentado e avaliado.

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELA COMUNIDADE NA 3ª FASE

É bom lembrar que a comunidade de Miguel Burnier definiu, em Outubro de 2018, os seguintes critérios para a 3ª fase, na qual os projetos serão avaliados pela própria comunidade por meio de votação individual e sigilosa:

• Pessoas de qualquer idade podem votar.

• A votação é aberta a todos os moradores de Miguel Burnier e comunidades componentes do distrito;

• Além dos moradores, também podem participar:

- pessoas que trabalham nas instituições instaladas na comunidade (por exemplo escola e posto de saúde);

- pessoas que dirigem ou atuem em alguma instituição registrada em Miguel Burnier;

- pessoas envolvidas e/ou beneficiadas pelos projetos (Atenção: o proponente do projeto e a pessoa que fará a apresentação do projeto à comunidade não podem votar);

- outras pessoas que tenham vínculo com a comunidade. Ou seja, que nasceram ou viveram em Miguel Burnier, ainda que não morem mais na região.

IMPORTANTE: Não haverá um número mínimo de participantes para a votação. Ou seja, o projeto será aprovado com 50% dos votos válidos mais 1 considerando o público que participou da votação nos três dias.

A Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP) estará disponível para apoiar qualquer proponente ou morador que tenha uma ideia e deseja transformá-la em um projeto a ser apresentado e avaliado. A consultoria da ADOP é sem custo para o morador de Miguel Burnier mas as despesas com transporte e outras serão de responsabilidade do morador.

ADOP: Endereço: R. Hugo Soderi, 21B - Saramenha, Ouro Preto - MG, 35400-000

Telefone: (31) 3551-1365

E-mail: contato@adop.org.br

Dúvidas sobre o edital, ligue para 0800 031 2118 ou mande um e-mail para: faleconosco.gerdau@bridgecomunicacao.com.br

Agora se a sua dúvida é em relação a utilização da plataforma, envie um e-mail para contato@prosas.com.br.


2 visualizações
 

Escritório Popular de Projetos Culturais e Sociais

Formulário de Inscrição

 Estrada da Barra da Tijuca 3907 -  Itanhangá - Rio de Janeiro e Av. Severino Bezerra Cabral 443 - Queimadas - Paraíba

(21) 98653-4190

Melissa Araújo - CNPJ - 31.860.309/0001-85